Monday, June 09, 2008

Cães e crianças





Cães e Crianças

Cães e Crianças


A) Trazer um cão para uma família com crianças

Muitas pessoas acham que ter crianças automaticamente lhes dá uma boa razão para ter um cão e tem razão, mas este não deve ser a único motivo.

Crianças que crescem com animais, vivendo e passando tempo com eles, está provado que são mais responsáveis, menos egocêntricas e mais felizes e abertas.

Estas são definitivamente boas razões para se ter um cão, mas o que acontece quando as crianças perdem o interesse e desviam a sua atenção para outra coisa? Bem, isto é o porquê que não podemos trazer um cão para as nossas casas pensando apenas nas crianças, mas temos também de pensar que o cão é da nossa responsabilidade e um membro da nossa família até ao fim da sua vida.


Ok, agora que temos em mente que vamos ter um cãCães e Criançaso e que este vai ser um membro da nossa família, qual é a forma correcta de os relacionar com crianças? A primeira coisa que eu faço é um discurso com o meu filho onde explico o que envolve ter um cachorro:
1) os brinquedos que serão destruídos se ele não tiver cuidado
2) a casa vai estar suja e ele tem de ajudar a limpar
3) a maneira que ele tem de lidar com um cachorro sem o magoar, mas também ser firme
4) os locais onde os cães são permitidos
5) a altura de alimentação onde ele deve se manter afastado
6) o tempo que ele tem de despender com os cães, brincando com eles e saindo com eles
7) a despesa monetária que será maior e portanto terá de haver sacrifícios também da parte dele

Ok, agora que há um acordo entre nós de todos os pontos anteriores é importante mantê-los e respeitá-los. O meu filho tem agora 6 anos, mas desde os 3 anos que ele tem tarefas relacionadas com os cães (uma boa maneira de o manter afastado da tv e dos jogos) e ele sabe que há dias da semana guardados para treinos e saídas com os cães.

Cães e CriançasTambém faço questão de celebrar as ocasiões especiais, como Aniversários e Natal, com os nossos cães por forma a afirmar os laços familiares e o de eles fazerem parte da nossa família.

Os cães são membros sociais e por instinto sabem como viver em grupo. Por forma a que mantenham o respeito para com as crianças, como membros sociais de uma hierarquia superiores, as crianças devem ser ensinadas a respeitar os cães, a não gritarem com eles e a não os magoarem ou atirar-lhes coisas. Uma postura calma e convivência natural é a forma mais correcta de interagirem uns com os outros.


Também vou adicionar que neste ponto da minha vida já mudei de casa 3 vezes, passei por 3 empregos e 1 divórcio. Em nenhuma altura da minha vida os meus cães estiveram em causa e são sempre considerados em todas as decisões que faça.

B) Crianças e cães estranhos na ruaCães e Crianças

Quando uma criança cresce com um cão começa a pensar que todos os cães na rua são como aquele que tem em casa. Isto é algo que tem de ser ensinado e controlado desde cedo. Não permitir que as crianças brincam ou toquem em cães aos quais não foram apresentados.

A maneira correcta é as crianças perguntarem aos pais e depois de autorizados, perguntarem ao dono do cão. Se o dono concordar então mostrarem as costas da mão ao cão, deixarem ele cheirar e por fim fazerem festas no lado do corpo do cão.
Apenas cães com trela ou junto dos donos são cães permitidos ao meu filho perguntar se pode tocar e possivelmente brincar.
Os jogos cães estranhos não devem incluir deitar no chão, atirar objectos ao cão, curvar-se para o cão ou subir para cima do cão. Os cães devem ser respeitados !

Em casa, nunca deixo o meu filho sozinho com os cães e em todas as ocasiões ele sabe que não os deve magoar, atirar objectos ou gritar com eles. Ele gosta de brincar ao busca de objecto e isto lhe é permitido com a minha supervisão, visto que eles são grandes e podem magoar o meu filho no meio da excitação.

Cães e CriançasC) Trazer um bebé para uma família com um cão

Quando um casal tem um cão e decide ter um bebé devem mentalizar que o seu tempo encurtará, a rotina será diferente, a responsabilidade será maior e o orçamento será reduzido, mas o cão não é uma variável a descartar.

A primeira coisa que devem fazer em casa é limitar o cão ao espaço que será do bebé. Desta forma, o cão não estranhará quando na chegada do bebé não lhe for permitido a entrada em certas zonas.

A seguir devem se mentalizar que 2 meses antes do nascimento, e 3 meses após este, a mãe terá o tempo preenchido para cuidar do pequeno recém nascido, e portanto caberá ao seu parceiro o cuidar do amigo de 4 patas.

Finalmente, bebés não são brinquedos e portanto não devem ser negligenciados ou deixados sem supervisão em casa e especialmente ao pé de animais e pessoas estranhas. É nossa obrigação cuidar das crianças e se algum acidente acontece, é nossa responsabilidade e definitivamente não do nosso animal que não pediu a vinda deste estranho para a sua vida.
Os bebés não cheiram como as pessoas, não se parecem com pessoas e não soam como pessoas. Portanto mesmo que o nosso animal os identifique como cachorros, os tratará como tal, e quando um cachorro grita, tenta morder, afasta-se ou magoa o progenitor, este agarra-o pelo pescoço por forma a o repreender, abanando-o, ou o trazer, e este gesto é bastante nocivo para um bebé.

Está na nossa mão ensinar tanto os cães, como as crianças a partilharem a sua vida e a se respeitarem, partilhando espaço e grupo.

criança caminhando com Golden Retriever
Também pode encontrar este artigo no nosso website



Outros artigos:




5 comments:

Anonymous said...

I truly appreciate it.

Anonymous said...

The nice thing with this blog is, its very awsome when it comes to there topic.

Anonymous said...

If im in the situation of the owner of this blog. I dont know how to post this kind of topic. he has a nice idea.

Anonymous said...

Realmente minha cara Helena o cão complementa a família. Faz muito bem para crianças e adultos. Em casa tem gatos, cães, papagaio... Temos que concientizar as pessoas que os animais tem que ser bem cuidado.

David said...

meu cachorro é integrado com a minha família e para mim, é um filho mais. se eu sair de férias, eu levo meu cachorro com a gente. Eu estou olhando para comprar Roupas para Cães porque vamos para o inverno, a esperança de encontrar.